quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ANDRE GNEMMI REALIZA CURSOS EM SALVADOR/BAHIA

FLASHES MUNICIPAIS - 12 FLASHES MUNICIPAIS (ANO 1, Nº 12 " 03 de junho de 2005) SÉRGIO MATTOS CURSO PREVENÇÃO DAS DST E AIDS "A importância da troca educativa na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS" é o tema do curso que acontecerá em Salvador, com o objetivo de apresentar, aos educadores baianos, o método da Peer Education, baseado no livro "A Cura " Adolescenza, Educacazione e Affetti", de André Gnemmi e Mauro Croce. O evento, de cunho internacional, é uma realização conjunta da Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos (Brasil), da OAF (Brasil e Itália) e da Fundação Contorno Viola (Verbania-Itália). Até o dia 10 de junho estarão sendo selecionados os 20 participantes do curso, que devem ser vinculados a instituições que trabalham na área, com o objetivo de capacita-los como multiplicadores do método utilizado há nove anos na Itália, atendendo a mais de dez mil adolescentes com pleno êxito. O curso será realizado nos dias 15, 17 e 27 de junho, no horário das 14 às 17 horas e terá apresentação do psicólogo italiano André Gnemmi, da Universidade de Torino, e da psicanalista baiana Vera Mattos. O curso será realizado na sede da Organização do Auxilio Fraterno (OAF), em Salvador. Após o treinamento dos multiplicadores locais outros cursos serão promovidos na Bahia. Maiores informações podem ser obtidas no sítio fundacaojaqueira@yahoo.com.br


http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=1538&id_noticia=455

FUNDAÇÃO MARIA LÚCIA JAQUEIRA DE MATTOS DESENVOLVE ATIVIDADES PORTADORES DE ALZHHEIMER

A doença Alzheimer é responsável por aproximadamente 50 % dos casos entre portadores de doenças degenerativas. A Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos estará iniciando a partir do dia 02 de março diversas atividades relativas ao tratamento de portadores de Alzheimer. Individualmente e em grupo, também serão motivo de atenção familiares e cuidadores.
Médicos, psicólogos, psicanalistas, fonoaudiólogos, professores de educação física, psicopedagogos e profissionais de informática formam a equipe interdisciplinar da Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos. Segundo Vera Mattos, presidente da Fundação, “é sempre recomendável que as necessidades do paciente sejam avaliadas pela equipe de profissionais que o atenda. O trabalho sistêmico, em equipe, tem demonstrado efeitos positivos de melhoria de qualidade de vida, tanto para o paciente como para sua família”.



FUNDAÇÃO MARIA LÚCIA JAQUEIRA DE MATTOS
DESENVOLVE ATIVIDADES PARA PORTADORES DE ALZHEIMER


A doença Alzheimer é responsável por aproximadamente 50 % dos casos entre portadores de doenças degenerativas. A Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos estará iniciando a partir do dia 02 de março diversas atividades relativas ao tratamento de portadores de Alzheimer. Individualmente e em grupo, também serão motivo de atenção familiares e cuidadores.
Médicos, psicólogos, psicanalistas, fonoaudiólogos, professores de educação física, psicopedagogos e profissionais de informática formam a equipe interdisciplinar da Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos. Segundo Vera Mattos, presidente da Fundação, “é sempre recomendável que as necessidades do paciente sejam avaliadas pela equipe de profissionais que o atenda. O trabalho sistêmico, em equipe, tem demonstrado efeitos positivos de melhoria de qualidade de vida, tanto para o paciente como para sua família”.

PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.

O processo de envelhecimento confronta o individuo com uma série de problemas pessoais e sociais. Às vezes, é necessário se adaptar às mudanças associadas à aposentadoria, mudanças na constelação familiar, perda do conjugue, doenças etc. Para muitos idosos ocorre uma redução das capacidades físicas, dos papéis sociais e dos contatos com amigos e membros da família.
A necessidade de se adaptar a essas mudanças obriga aos idosos a se apoiarem em suas capacidades comunicativas para garantir a independência e se manterem membros ativos da sociedade. A comunicação torna-se a diferença crucial entre o isolamento e o vínculo social, entre a dependência e a independência, entre o vazio da solidão e o sentimento de ser e pertencer.
As dificuldades se tornam maiores ainda quando os idosos apresentam doenças demenciais, mesmo que ainda não haja prejuízo da compreensão e da produção da linguagem, pois há manutenção das habilidades de falar, ler e escrever, o grau de comunicação é, via de regra, proporcional ao do distúrbio cognitivo.É importante saber que o hemisfério direito (HD) é responsável por processos que diretamente, ou indiretamente, afetam a comunicação: diretamente – reconhecimento da fala com intenção emocional, produção de fala com intenção emocional, cadência, gestos afetivos, processamento automático de palavras substantivas concretas, imagináveis e freqüentes; indiretamente – reconhecimento de mímica facial, processamento holístico, raciocínio viso-espacial, processamento musical geral, cópia de figuras e memória não-verbal. O paciente com lesão do hemisfério direito pode apresentar dificuldades em estabelecer diferenças entre os dados explícitos e implícitos de uma informação, tendendo a ser literais e a personalizar eventos externos a ele.
De uma forma prática, a demência pode se referir às perdas das habilidades intelectuais de tal forma que interfira nas áreas funcionais da vida como: social, ocupacional, trabalho, etc. Por definição, demência é uma síndrome, ou seja, uma constelação de sinais e sintomas, que se referem a uma condição de deterioração crônica e progressiva do funcionamento do intelecto, da personalidade e da comunicação.
O critério de diagnóstico da demência, amplamente adotado, é o DSM – III, 1980. Foram identificadas mais de 50 causas sendo a mais freqüente a doença Alzheimer, responsável por aproximadamente 50 % dos casos, seguida de doenças vasculares, das doenças tratáveis e doenças de causas mistas.
Anoxia, infecção, traumatismo craniano, sífilis, doença de Parkinson.
TRATAMENTO DAS DEMÊNCIAS
As demências têm em comum, no tangente aos aspectos comunicativos, o distúrbio na comunicação intencional, seja ela lingüística ou não lingüística. A comunicação de idéias com significado é a base da comunicação intencional e é justamente no âmbito das idéias que o processo degenerativo da demência traz mais conseqüências em termos de desorganização. Os pacientes têm problemas nos sistemas mnêmicos, conceituais e inferências onde as idéias e eventos se formam, são recebidos e estocados. Logo, há uma dificuldade acentuada na memória semântica (não-lexical) e na memória episódica. É na memória semântica que convergem e se inter-relacionam informações de várias modalidades, formando o conhecimento conceitual. Como exemplo, podemos citar a possibilidade de formação, nesta memória, do conceito de tempestade e possíveis idéias relativas ao conceito tais como raios, trovão, nuvens escuras, vento forte, escurecimento do céu, chuva, “cheiro especial” do ar. A dificuldade em definir, nomear objetos e itens de uma categoria, em associar palavras e produzir/compreender pantomina são evidências de deterioração do conteúdo da memória semântica.
Ao se defrontar com um paciente com a possibilidade de um distúrbio de comunicação relacionado à doença demencial e/ou lesão do hemisfério direito, os profissionais responsáveis pelo tratamento devem procurar observar a performance nos seguintes aspectos/situações:





· Memória e verbal e não-verbal;
· Orientação espaço-temporal e construção viso-espacial;
· Raciocínio lingüístico
· Fluência
· Comunicação funcional;
· Leitura, escrita
· Repetição
· Nomeação
· Comunicação espontânea
· Praxias orais
É sempre recomendável que as necessidades dos pacientes sejam avaliadas pela equipe de profissionais que o atenda.O trabalho sistêmico, em equipe, tem demonstrado efeitos positivos de melhoria de qualidade de vida, tanto para o paciente como para sua família.




http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=1538&id_noticia=449



Mais notícias da seção VERA MATTOS INFORMA: no caderno FUNDAÇÃO MARIA LÚCIA JAQUEIRA
08/06/2005 - VERA MATTOS INFORMA: - Programa de prevenção DST /AIDS

A doença Alzheimer é responsável por aproximadamente 50 % dos casos entre portadores de doenças degenerativas. A Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos estará iniciando a partir do dia 02 de março diversas atividades relativas ao tratamento de portadores de Alzheimer. Individualmente e em grupo, também serão motivo de atenção familiares e ...03/06/2005 - VERA MATTOS INFORMA: - ANDRE GNEMMI REALIZA CURSOS EM SALVADOR/BAHIA

A doença Alzheimer é responsável por aproximadamente 50 % dos casos entre portadores de doenças degenerativas. A Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos estará iniciando a partir do dia 02 de março diversas atividades relativas ao tratamento de portadores de Alzheimer. Individualmente e em grupo, também serão motivo de atenção familiares e ...01/03/2005 - VERA MATTOS INFORMA: - TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA OBESIDADE






























REATIVAÇÃO DE CONTAS.
Bahia on line e outros.
Grata. Vera Mattos

http://www.jornalexpress.com.br/noticias/cadernos.php?id_jornal=1538&caderno=30